
Gameplay: ensaios sobre estudo e desenvolvimento de jogos. (CIESPAL, 2016)
O livro foi escrito colaborativamente entre professores e alunos da Universidade de Brasília, e foi organizado pelos professores Tiago Barros Pontes e Silva, Mauricio Miranda Sarmet, Alexandre e Magno Dias Silvino. Dentre os vários assuntos discutidos, o terceiro capítulo foi escrito por Renan Ventura, que discute alguns aspectos do processo de criação de áudio para jogos eletrônicos.

Hôgaku e Yôgaku no cinema japonês: a música de Joe Hisaishi no filme Mononoke Himes. (UnB, 2019)
Historicamente o cinema japonês fez uso de sua música tradicional (hôgaku) e da música em estilo ocidental (yôgaku) para compor suas trilhas sonoras, criando uma atmosfera musical híbrida. O objetivo dessa pesquisa é identificar e demonstrar essa particularidade da prática musical nas trilhas sonoras japonesas, tendo como objeto o compositor Joe Hisaishi (1950), que segue essa tradição em mesclar tais elementos em suas trilhas. Aplicando métodos de análise musical interpretativa da nova musicologia e da hermenêutica musical (KRAMER), busca-se trabalhar a significação musical no filme Princessa Mononoke (1997) dirigido por Hayao Miyazaki, dialogando com seu contexto cultural e a simbologia dos elementos musicais na narrativa.

Estudos Japoneses em Foco: Singularidades e Trajetórias Contemporâneas. (USP, 2020)
Estão coligidos, neste livro, trabalhos disciplinares, interdisciplinares e multidisciplinares desenvolvidos por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. Os temas são ligados às Artes, Cinema, História e Imigração, Língua, Linguística, Linguística Aplicada, Tradução, Literatura, Economia, Direito, Política, Relações Internacionais no âmbito dos estudos japoneses.A obra é composta por trinta e um artigos focados nas singularidades e trajetórias contemporâneas e de seus autores, os quais contribuem com a valorização desta publicação.
Renan Ventura, em co-autoria com Prof.Dr. Sérgio Mendes, escreveu o capítulo "Hōgaku e Yōgaku no cinema japonês: um percurso até Joe Hisaishi" do qual descreve um breve panorama da prática musical híbrida nas trilhas sonoras do cinema japonês e o percurso dessa tradição até o compositor Joe Hisaishi.